quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Trincas e fissuras em edificações - variações térmicas

São várias as causas das trincas e fissuras nas edificações. As mais frequentes são aquelas ocasionadas pela dilatação/retração dos materiais de construção quando submetidos aos diferentes gradientes de temperatura. A variação da temperatura altera a dimensão dos materiais e/ou dos sistemas construtivos. Podem apresentar aberturas que variam de 0,5 mm a 1,5 mm, dependendo do sistema de vinculação entre os materiais e da falta de previsão de tais patologias construtivas ainda na concepção do projeto.



Ocorrem nos mais diversos formatos e direções, e não são consideradas como trincas estruturais. Entretanto, devem ser corrigidas evitando que por elas penetrem águas pluviais que carreiam elementos nocivos aos materiais componentes da edificação, inclusive à estrutura, prejudicando-a e restringindo sua vida útil.
Há no mercado materiais e procedimentos técnicos específicos para o tratamento preventivo e também para reparos dessas trincas e fissuras indesejáveis, o que deve sempre ser orientado por um profissional capacitado da área de engenharia e/ou arquitetura.

Um comentário: